5 diferenças entre veganos e vegetarianos

Ambas dietas alimentares estão se tornando cada vez mais populares no mundo. Mas quais são as 5 principais diferenças entre os veganos e vegetarianos?

A principal diferença entre os veganos e vegetarianos é que os veganos não consomem absolutamente nada de origem animal – nem mesmo o mel. Eles também não usam produtos feitos de couro, como bolsas e sapatos. Alguns veganos não usam produtos que são testados em animais ou que promovem a crueldade dos bichinhos. Mas existem outras diferenças entre as dietas que vale a pena saber antes de aderir qualquer uma das duas. Veja:

1 – Consumo de leite e ovos

Se os veganos não consomem nada de origem animal, os vegetarianos já não são tão exigentes. Esse grupo costuma consumir, sem muita frequência, alimentos que contêm ovos e leite, ocasionalmente. Além disso, também usam produtos de origem animal, como cosméticos e roupas. Lógico que essa não é uma regra, mas há bastante flexibilidade nesta dieta.

2 – Questão ética

Uma das motivações mais importantes para o veganismo é a questão ética por trás do consumo de animais. Isso está muito relacionado aos maus-tratos que os animais sofrem durante o abate e até mesmo antes de serem mortos. Os veganos lutam por uma causa específica que defende o amor aos animais, seja ele qual for. Os vegetarianos nem tanto.

3 – Saúde em 1º lugar

Os vegetarianos, por outro lado, estão mais preocupados com a saúde. Por isso, alguns consomem ovos, pois acreditam que o alimento resolve a falta da carne. O vegetarianismo está relacionado a busca pelo corpo e mente mais saudáveis. A dieta está atrelada à prática rotineira de exercícios físicos e à uma série de hábitos saudáveis.

4 – Religiosidade

Tanto o veganismo quanto o vegetarianismo têm relação com a religião. No caso dos vegetarianos, ainda mais. Muitos vegetarianos optam por este estilo de vida porque acreditam ser o mais correto perante Deus. Um exemplo é a Igreja Adventista do Sétimo Dia, que orienta os fieis a seguirem uma dieta vegetariana, pois isso os ajuda a viver mais e melhor.

5 – Estilo de vida

Com tudo isso, o veganismo é tido como um estilo de vida. Os veganos estão muito preocupados com os animais, além de serem ativistas nas redes sociais e no dia a dia. Isso também é um impulsionar do mercado de produtos veganos, que hoje não se limita apenas aos alimentos, mas aos cosméticos e acessórios.

Ainda sim, o vegetarianismo também é um processo de transição para o veganismo. Dificilmente uma pessoa se torna vegana do dia para a noite, por isso a dieta vegetariana quase sempre é o primeiro passo. Vale lembrar que ambas as dietas precisam de suplementação da vitamina B12, que é encontrada apenas em produtos de origem animal e, em baixo teor, em alguns cereais.  Até mesmo pessoas que comem carne apresentam deficiência dessa importante vitamina.

Qual a melhor dieta alimentar segundo a Bíblia?

Descubra na Bíblia qual o melhor estilo de vida para você viver!

Princípios de saúde

A mensagem do Apocalipse nos chama a temer a Deus e …

55 JÁ FIZERAM

O que você pensa sobre isso?