4 erros financeiros que destroem um casamento

Descubra quais são os principais erros financeiros que os casais mais cometem. Também descubra qual o segredo para um casamento mais feliz e duradouro.

Se você e o(a) parceiro(a) passa por dificuldades financeiras, saiba que seu casamento corre risco!

Planejar as finanças pessoais para alguns é um problema. Imagina fazer isso a dois? Quer seja por falta ou excesso, o dinheiro pode desencadear desentendimentos e fazer com que o casal tenha problemas conjugais, chegando ao limite do divórcio. Por isso, preparamos uma lista com os quatro erros mais comuns que os casais cometem ao administrarem suas finanças. Saiba mais:

1 – Falta de comunicação

Este problema pode afetar várias áreas do casamento, e uma delas é a financeira. Por isso, transparência é palavra-chave! Para Giovanni Coutinho, educador financeiro do site Sementes da Riqueza, conversar é importante para entender as deficiências na administração das finanças. “É necessário um diálogo aberto entre o casal para que se encontre um equilíbrio no que diz respeito à gestão financeira da casa”, defende.

Conversar é a melhor saída para resolver os problemas financeiros.

 2 – Consumo excessivo

Se cada um gasta segundo a sua própria vontade, cedo ou tarde essa atitude trará problemas. É preciso gastar menos do que se ganha. Uma dica é pegar o excedente e aprender a multiplicá-lo para que ao longo do tempo seja possível fazer com o que dinheiro possa “trabalhar” a seu favor.  Segundo Giovanni, isso deve ser um hábito na vida dos casais que almejam alcançar a prosperidade financeira. “É preciso utilizar o dinheiro com sabedoria. A educação financeira deve ser um estilo de vida no cotidiano do casal. Esse é um assunto que deve vir desde a época do namoro, noivado e planejamento financeiro do casamento”, completa.

 3 – Falta de planejamento

O casal deve saber qual a sua situação financeira, para saber onde pode e quer chegar.  Para isso, é importante que cada um especifique a sua renda líquida e faça uma estimativa dos gastos pessoais para então definir os objetivos.

Uma esposa, que não quis se identificar, relata que em casa, a falta de planejamento é motivo de briga: “Meu marido não sabe administrar o dinheiro dele e não me deixa fazer o planejamento para administrarmos o meu e o dele juntos. Ele gasta o seu dinheiro e depois não sabe o que aconteceu, isso acaba causando problemas na nossa convivência e as contas ficam pra trás, sem pagar”, desabafa.

César Guandalini é pastor e líder da área de finanças da Igreja Adventista do Sétimo dia no estado de São Paulo, além de ser o idealizador de um curso de finanças para casais, o Valores do Éden. O projeto já foi assistido por mais de 100 mil famílias no Brasil. Para ele, o planejamento é importante para dar um rumo à administração dos recursos. “Para que haja o bom controle das finanças numa família, é importante saber onde se quer chegar”, reforça.

A infidelidade financeira também é uma causa de divórcio no Brasil.

 4 – Infidelidade financeira

De acordo com uma pesquisa feita pelo site today.com, em conjunto com a revista americana Self, quase metade dos homens e mulheres mentem para seus parceiros quando o assunto é dinheiro. Entre as práticas mais comuns, está a de retirar dinheiro da conta conjunta sem o parceiro saber, o que pode ser considerado, de certa forma, como infidelidade financeira. É indicado que o casal tire um tempo para conversar e definir exatamente os objetivos de vida – desde objetivos a longo prazo, como : comprar um imóvel, automóvel, quais investimentos farão, até planos como viajar, organizar férias e necessidades pessoais. Assim, ambos ficarão satisfeitos.

 

Fontes:

Giovanni Coutinho

Livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos , de Gustavo Cerbasi.

Quer aprender a cuidar dos seus bens?

Estude esst assunto na Bíblia e aprenda o melhor para a sua vida.

O Segredo da Prosperidade

Nunca cresceu tanto o comércio de jogos e loterias. Existe raspadinha, …

1 JÁ FEZ

O que você pensa sobre isso?