Como ajudar alguém que pensa em suicídio?

Se você está perto de alguém que pensa em suicídio, então precisa saber como lidar com a situação. Descubra quais são as melhores formas de ajudar.

Se você está perto de alguém que pensa em suicídio, então precisa saber como lidar com a situação. Talvez, você precise ajudar alguém no futuro, por isso, é importante se preparar para dizer e fazer as coisas certas. Nem sempre, as pessoas que pensam em se suicidar pedem ajuda ou dão sinais claros de sofrimento. Então, quem está por perto deve ficar atento aos detalhes, como choros, isolamento, ganho ou perda de peso repentinos, frases depressivas e estranhas, desmotivação e comportamentos anormais. 

Para ajudar alguém verdadeiramente, siga as orientações de especialistas abaixo: 

  • Ouça. Uma das ações mais relevantes na melhora de pessoas com depressão ou com pensamentos suicidas é a escuta ativa. Isso significa que é preciso ouvir com atenção e procurar entender o que o outro diz. Só assim é possível saber onde está o problema para ajudar alguém que pensa em suicídio.
  • Converse. O diálogo também é muito importante, porque demonstra interesse. Seja respeitoso, empático, sincero e sensível. Evite frases como: “é falta de Deus”, “e pecado”, “quem se matar vai para o Inferno”, “é só uma fase”, “tem gente com problemas piores que o seu”, entre outras. Ao invés de ajudar, você pode piorar drasticamente a situação. 

  • Fique por perto. A melhor forma de ajudar alguém que pensa em suicídio é estar presente, passar tempo junto e envolver-se nas atividades do dia a dia. Quanto mais a pessoa ficar sozinha, mais triste e mais suscetível ao ato estará. Invista em atividades empolgantes e que reforcem a alegria de viver, como fazer exercícios físicos, preparar um refeição saborosa juntos, assistir a um filme ou conversar sobre hobbies

EDIÇÃO ESPECIAL: Tudo sobre suicídio

  • Esteja disponível. Demonstre interesse em ajudar quando não estiver lado a lado. Fique com o celular por perto e verbalize sua disponibilidade. Ao receber uma mensagem ou uma ligação do amigo(a) deprimido(a), esteja pronto(a) para ajudar na hora. Essa pode ser uma chance de mudar a vida de alguém.

  • Ofereça soluções. Além de ouvir, dialogar, passar tempo junto e estar disponível, é preciso dar as orientações certas. Por isso, prepare-se para conversar e apresente soluções sinceras para a pessoa que pensa em suicídio. O melhor é indicar um especialista de confiança e empenhar-se em acompanhar a situação.

EDIÇÃO ESPECIAL: Como vencer a depressão 

  • Ore, reze ou faça preces. Independente da sua crença religiosa, a estudos mostram que a fé pode ajudar.

Além disso, você também pode indicar os serviços oferecidos pelo CVV,  o Centro de Valorização da Vida. O projeto tem uma equipe disponível 24h para ajudar pessoas em situação de emergência através do site ou do telefone 188. 

Fontes:

drauziovarella.uol.com.br 

cvv.org.br

A Bíblia também fala sobre o assunto!

O livro aborda o assunto de uma maneira muito profunda. Quer saber mais? Estude conosco.

Descobrindo os Mistérios da Morte

Existem muitas coisas que causam curiosidade a cada um de nós. …

1 JÁ FEZ

O que você pensa sobre isso?