Como ser fitness?

Todo mundo quer ter o corpo dos sonhos, mas pouca gente se esforça pra isso acontecer. Ser fitness é a nova moda que pode mudar sua vida!

Estude na Bíblia:

Princípios do Viver Saudável

A cultura de uma "vida fitness" é cada vez mais popular no mundo.

No Brasil, a moda é praticar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável.

O termo fitness é novo, mas o conceito é velho. Cuidar da saúde e fazer atividades físicas são atitudes recomendadas por especialistas há muitos séculos. De uns anos pra cá, o hábito mais popular de pessoas fitness é frequentar uma academia. Afinal, as academias oferecem inúmeras possibilidades de exercícios, além de um educador físico de plantão.

O Brasil é o segundo país com mais academias por habitante, segundo a ACAD. O país possui cerca de 31.800 academias, com mais de 8 milhões de alunos. No que diz respeito ao faturamento, o Brasil está em décimo lugar no mercado fitness, arrecadando aproximadamente 2,5 bilhões de dólares, ou seja, algo em torno de 8 bilhões de reais por ano. Isso corresponde a 0,13% do PIB nacional e 3% do faturamento no setor. Bem, isso prova que as pessoas estão aderindo à vida fitness e contribuindo com os lucros também.

Cuidar da saúde do corpo e da mente, conseguir dizer não para os alimentos gordurosos e açucarados são princípios importantes para quem deseja ser fitness. É claro que não é fácil, mas essa consciência ultrapassa uma tendência. A única forma de ser equilibrado é ter tempo para vida espiritual, social, profissional e saúde pessoal. Manter esses “três pilares” funcionando bem pode garantir uma vida sem estresse, ansiedade, depressão, insatisfação física e pessoal. Além de manter distante o aparecimento de doenças cardiovasculares e da obesidade.

Embora o Brasil seja um destaque na área fitness, poucas pessoas desenvolvem uma rotina que consiga alcançar os resultados necessários para ser, de fato, saudável. Um estudo brasileiro revelou que a procura por treinos físicos é alta, mas o verdadeiro problema é a permanência. Para entender, 64% das pessoas abandonam o programa de exercícios no terceiro mês e apenas 3,7% persistem por mais de 12 meses.

Existem cerca de 153 mil academias ao redor do mundo. Mais de 131 milhões de pessoas frequentam esses ambientes. Agora, academia é mais que musculação. Você pode fazer várias atividades físicas nesse ambiente, como mostram os boxes abaixo:

MUSCULAÇÃO: A musculação busca desenvolver e aprimorar a força, juntamente com o treinamento aeróbico, de flexibilidade e que pode também ser utilizada para corrigir a postura e melhorar o desempenho de tarefas diárias.

YOGA: É a atividade física que trabalha força, equilíbrio, os músculos e promove alongamento. Os benefícios se estendem no corpo e a mente.

BALLET FITNESS: Abdominais, agachamentos e exercícios localizados com movimentos inspirados no ballet clássico. As aulas são feitas de sapatilha, com apoio nas barras e foco na postura, mas não é uma aula de dança, a intenção é tonificar os músculos.

CROSSFIT: Atividade intensa, com exercícios misturados: corrida, levantamento de peso, agachamento, exercícios com bolas, cordas, barras, argolas, elásticos e correntes. As aulas variam muito, inclusive podem ser feitas num espaço fechado e também ao ar livre.

HIDROGINÁSTICA: Exercícios na água gastam muitas calorias, desenvolvem a resistência e a força muscular.

PILATES: As aulas de pilates variam entre exercícios de solo, com a bola e nos aparelhos, com inúmeras variações. Trabalha o corpo todo e é altamente recomendada para quem quer tratar ou evitar problemas na coluna.

BOXE: Entre as lutas, o boxe é a opção que mais atrai as mulheres. Exige bastante força dos braços, mas as aulas incluem exercícios para o corpo todo, como abdominais, pular corda, flexões e agachamentos.

POWER JUMP: A aula é feita na cama elástica ao som de músicas agitadas e baseada em pulos, variando entre maior e menor intensidade. É cansativa e exige muito do corpo, boa pra perder peso.

ALONGAMENTO: Geralmente, duram de 30 a 40 minutos e são extremamente relaxantes. Além de contar como exercício físico, traz outros benefícios: melhora a postura e a flexibilidade, diminui as dores corporais e aumenta a amplitude dos movimentos, ajudando a diminuir o risco de lesões musculares.

JIU JITSU: O nome significa “suavidade”, por isso os movimentos são mais gentis e focados na boa execução, não tanto na força, e sem intenção de machucar. É voltada para o ataque e autodefesa, e a ideia é utilizar a força do adversário contra ele mesmo para imobilizá-lo.

NATAÇÃO: A natação pode ser uma boa escolha se você prefere fazer exercícios sozinho, trabalhar a concentração e fazer uma atividade que exija mais dos músculos.

ZUMBA: As aulas misturam ginástica e dança com ritmos latinos e músicas internacionais. A zumba é uma aula que mistura vários tipos de passos e músicas diferentes.

Segundo a OMS, uma pessoa é considerada ativa quando pratica alguma atividade física pelo menos três vezes por semana, em seu tempo livre, com duração mínima de 30 minutos. O sedentário é aquele que não faz nenhum tipo de atividade física ou esporte. O que não faltam são opções, então encontre uma atividade que te motiva.

Se você quer ter uma vida equilibrada, precisa se atentar para manter uma boa alimentação: variada, colorida, rica em fibras, vitaminas e minerais, pobre em gorduras saturadas e carboidratos simples. Atividade física de forma efetiva e regular;  e descanso diário de qualidade e quantidade satisfatória, são essenciais para alcançar as metas.

Entrevista com especialista

Rizia Melo

Nutricionista Clínica e Esportiva Funcional

Por que é importante associar uma boa alimentação à prática de atividades físicas?

RM: O bom desempenho na atividade física está ligado a uma boa alimentação. Os resultados eficazes para garantir evolução na capacidade física dependem da alimentação compatível. Um corpo realiza treinos completos e evolutivos se lhe é ofertado combustível suficiente e de qualidade. Não existe modelo ideal de dieta. A dieta ideal é aquela que o profissional capacitado para este fim elabora para você. O segredo é manter ingestão diária de água, fibras, vitaminas minerais de forma otimizada. Deve-se também manter regular o consumo de proteína, carboidratos e gorduras de boa qualidade.

Como mandar os "hábitos fitness" durante viagens?

RMO comprometimento com o seu corpo e sua saúde é um bom aliado nas horas de lazer (momento em que relaxamos na alimentação). Nas viagens é interessante aproveitar para conhecer a culinária e a cultura do local que se está visitando, mas é importante se atentar nas quantidades das refeições e não extrapolar. O mais importante é não exagerar na quantidade. 

O segredo da vida é o equilíbrio. Isso, obviamente, também se aplica ao cuidado com a saúde. Exercícios em excesso podem fazer mal. É importante saber como ter uma vida equilibrada, portanto, veja o infográfico abaixo:

Como ser fitness se eu tenho uma rotina de trabalho muito corrida?

RM: Programe no dia anterior as refeições que irá fazer. Da mesma forma que programamos nossos compromissos ao longo do dia. Com planejamento, conseguimos encaixar os horários e, se possível, ande com uma garrafa de água e refeições pequenas e rápidas na bolsa.

Quais são as principais dicas pré e pós-treino?

RM: No pré-treino, prefira alimentos que dão energia, promovem ânimo e disposição e que retardem o cansaço, como carboidratos, canela, chá verde, café, pimenta caiena, cúrcuma e gengibre. Já no pós-treino, escolha alimentos que fornecem substratos para regeneração muscular e  moduladores inflamatórios, como proteínas magras (carne branca, laticínios desnatados, leguminosas e ovos), carboidratos complexos (arroz integral, massa integral, tubérculos em geral) e omega 3 ( peixes de água fria e grãos como linhaça e chia.

Faz diferença malhar de manhã ou de noite?

RM: O corpo deve se manter atividade física regular. Sabe-se que a prática oferece benefício independente do horário em que é feito. Porém, alguns estudos mostram que o exercício físico feito pela manhã oferece melhores resultados por manter o metabolismo acelerado por um período maior durante o dia.

É importante saber que a suplementação não é necessária para a grande maioria da população. Não se deve comprar e fazer uso sem a indicação de um profissional capacitado, como um nutricionista esportivo ou um médico esportivo. 

Geralmente, as pessoas melhoram seu estilo de vida quando se sentem insatisfeitas com a saúde e com a forma física. Às vezes, as doenças já tomaram conta do corpo e, às vezes, nem dá tempo de correr atrás do prejuízo. Por isso, comece hoje uma mudança efetiva! Se você já é ativo, continue firme. Ser saudável não é fácil, mas é recompensador. 

Saiba Mais sobre os princípios de saúde mais importantes da humanidade.