O que acontece no corpo humano quando estamos apaixonados?

A paixão provoca uma explosão de sentimentos e sensações no corpo humano! Entenda o que acontece no corpo de quem está apaixonado.

É maravilhoso estar apaixonado! A sensação física é extasiante porque o sentimento libera hormônios pelo corpo todo e a todo momento, mas com picos em ocasiões especiais. O principal hormônio da paixão é a dopamina. Estudos indicam que quando uma pessoa está apaixonada, o corpo libera altas doses de dopamina, provocando uma constante sensação de euforia. Estar apaixonado pode ser cansativo fisicamente e mentalmente. Por sorte, a paixão amadurece, e pode se transformar em amor.

Entenda o que acontece com o seu corpo quando está apaixonado: 

  •  CORPO HUMANO EM CHAMAS

Nos picos da paixão, quando um casal se beija ou está no primeiro encontro, o corpo entra em erupção! Acontece basicamente isso: os vasos têm mais fluxo de sangue, por isso, os lábios ficam cheios e rosados. A pele do rosto tende a ficar corada e as pupilas dilatadas. Com a adrenalina sendo liberada na corrente sanguínea, o coração chega a bater 150 vezes por minuto. O organismo todo esquenta, literalmente, pois o corpo sob a temperatura e o calor vem à tona. É por isso que o corpo sua – principalmente no primeiro encontro.

  • CEGUEIRA TOTAL

A paixão provoca no sujeito uma distorção da realidade. Isto é, uma pessoa apaixonada tende a ver qualidades no outro que não existem ou, até mesmo, não enxergar seus defeitos. Não que seja uma regra, mas o(a) parceiro(a) tende a ser mai belo(a), mais inteligente, mais engraçado(a), mais gentil e mais compatível do que realmente é! Até a voz da pessoa fica mais sedutora…

Leia também: Por que um casamento ‘feliz’ acaba em divórcio? 

 

  • DEPENDÊNCIA

Quando há paixão, há também dependência do parceiro e da sensação física que o sentimento produz. Alguns pesquisadores afirmam que o efeito da paixão é similar ao de usar drogas, pois causam euforias e conexões cerebrais intensas. No entanto, a sensação mais forte da paixão é abstinência. Um casal apaixonado não consegue ficar muito tempo longe.

  • CÉREBRO ACESO

Muitos estudos comprovam que o cérebro “acende” em várias regiões da pessoa apaixonada. Isto é, ele produz muitas sinapses e reações intensas ao longo da paixão. O prazer, o foco de atenção, motivação para trabalhar e fazer exercícios são resultados do fluxo intenso de dopamina e de outras substâncias químicas que o cérebro produz e libera no organismo.

  • TEMPO DE VALIDADE

A paixão tem prazo de validade. Pode durar de 12 a 48 meses, o que é muito bom para o corpo, pois tudo começa a voltar ao normal. Só quando a euforia da paixão passa, é que se pode ver realmente como o parceiro é, com suas qualidades e defeitos. A ocitocina, o hormônio do amor, aparece com o tempo, quando uma relação já está madura. Um abraço longo, que dure mais de 20 segundos, é coisa de casal maduro. Só um abraço longo pode liberar doses altas de ocitocina no corpo. O resultado é uma intensa sensação de calma e relaxamento. Bem diferente da paixão, não é?

Fontes: SuperinteressanteScientific American.

O que você pensa sobre isso?