Como ser youtuber?

Saiba mais sobre a profissão que encanta adolescentes e já é uma das mais bem pagas do mundo.

Estude na Bíblia:

Chamado à Missão

Quem nunca sonhou em ser famoso? Agora é muito mais fácil graças ao YouTube.

Mas é claro que para entrar nessa área é preciso entender como as coisas funcionam. Leia mais.

Não faz muito tempo, adolescentes e pré-adolescentes sonhavam em ser atores de cinema, esportistas ou modelos, mas agora ser youtuber é o sonho do momento. Antes era um hobby, mas hoje é uma profissão que, inclusive, pode render mais dinheiro que ser um empresário ou jogador de futebol. No YouTube as pessoas se descobrem engraçadas, descoladas e simpáticas. Esse pequeno espaço da internet oferece a possibilidade de um desconhecido se tornar famoso. Afinal, todos querem um pouquinho de atenção.

UM POUCO DE HISTÓRIA

O domínio do YouTube foi ativado em 14 de fevereiro de 2005, mas as ideias sobre a plataforma começaram em 2000, segundo os criadores Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim. O primeiro vídeo foi compartilhado em 23 de abril do mesmo ano, o “me at the zoo”, em que o próprio Jawed aparece no zoológico de San Diego, nos Estados Unidos. Somente no mês de maio que o público pôde acessar ao site na versão beta. Em novembro, um vídeo publicitário atingiu a marca de 1 milhão de visualizações e se tornou o primeiro da história a gerar essa audiência.

O canal mais famoso do YouTube no mundo, o Pewdiepie, tem mais de 64 milhões de inscritos. No Brasil, 30 milhões de fãs acompanham o trabalho do piauiense Whinderson Nunes, o influencer mais famoso do país. Como o YouTube é um ambiente de trabalho, existem vários cursos que são oferecidos na própria plataforma com o objetivo de potencializar ainda mais o alcance dos vídeos. Alguns profissionais têm receitas mensais milionárias, como o caso do canal Pewdiepie, que arrecada em torno de US$12 milhões por ano, segundo a revista Forbes, em 2015.

QUEREMOS VIEWS!

Parece loucura, mas os usuários do YouTube simplesmente amam assistir vídeos de pessoas abrindo caixas, chamados de unboxing. Outro tema que faz sucesso é o review, onde os youtubers testam e opinam sobre produtos que recebem de patrocinadores. Vídeos de reações também são muito populares, principalmente sobre clipes musicais. Os tutoriais são os mais famosos. Pessoas do mundo inteiro, de todas as idades e gêneros buscam tutoriais sobre como fritar um ovo à instalar uma máquina de lavar roupa. Outros conteúdos populares são os vídeos sobre resenhas de filmes, séries e livros, vídeos time-lapse e vídeos gameplay, no qual o gamer grava o vídeo jogando e comentando.

COMO SE TORNAR UM YOUTUBER?

Basta ter uma boa ideia, estratégia, uma câmera e um cenário. Muitos youtubers gravam seus vídeos no seu próprio quarto, usando a câmera de seu celular e fazem sucesso do mesmo jeito. É um show de um homem só, porque muitas vezes o próprio youtuber posiciona a câmera, filma, faz o roteiro, edita e publica, além de responder aos comentários. O importante é dar o primeiro passo. Mas é verdade que existem milhares de youtubers pelo mundo que também pensam a mesma coisa, por isso, encontre-se num assunto que lhe desperte interesse e seja criativo. Crie uma conta na plataforma e comece!

O YouTube é bastante segmentado. Existem dezenas de perfis e conteúdos diferenciados, pensados para públicos bem específicos. Um nicho que tem crescido bastante nos últimos anos é o de evangélicos e cristãos. No ano passado, a Igreja Adventista realizou o primeiro encontro de youtubers adventistas do Brasil, e o evento aconteceu em São Paulo. O vídeo a seguir dá mais detalhes.

Entrevista com especialista

Andrei bedene

Criador do canal "Você Não Sabia?"

Como ganhar dinheiro sendo youtuber?

AB: O mais importante é entender que este trabalho é como qualquer outro. Algumas pessoas trabalham dez horas por dia. Você pode ganhar dinheiro com a própria plataforma, através dos anúncios que o próprio Google viabiliza, além de ser patrocinado e contratado para divulgar produtos. A receita de um youtuber pode vir de vários lugares ao longo de sua carreira, no entanto, ele deve preparar um material de apresentação de seu trabalho e correr atrás de patrocínio no início. A verdade é que quanto mais famoso é o youtuber, mais dinheiro ele ganha. A grande maioria das pessoas ganha muito pouco no início, mas ainda assim dá para lucrar alguma coisa.

Qual o segredo para fazer sucesso no YouTube?

AB: Se você já é famoso tudo fica mais fácil. A consequência da fama, em muitos casos, é o dinheiro. Talvez seja isso que as pessoas buscam, mas esse é um conceito relativo. Para muitos, é ser reconhecido na rua, para outros é ter muitos inscritos ou visualizações. O sucesso ou a fama vai depender dos objetivos do youtuber e do público que ele alcança. O segredo é persistir, traçar metas e ter ideias criativas. Só o tempo vai mostrar os resultados do sucesso.

FAÇA DAR CERTO

Para um canal dar certo, é preciso ter uma linha editorial e saber muito bem sobre qual assunto falar e qual linguagem usar. Isto é, os vídeos serão mais formais ou informais? É muito importante determinar uma frequência de postagem dos vídeos. Um dos segredos é postar mais de um vídeo por semana sempre no mesmo dia e horário. Além disso, não desista porque os resultados não estão saindo como o planejado. No primeiro ano de trabalho, os números são baixos mesmo, mas é preciso paciência. Dedique-se como um trabalho sério!

CONSELHOS DE MÃE

Não encare a vida de youtuber como uma brincadeira ou passatempo. Invista tempo e dinheiro, se puder. Não trabalhe apenas pelo dinheiro, pelas visualizações ou pela fama. Tenha propósitos, nem que seja fazer as pessoas sorrirem. Além disso, não abandone o canal ou fique períodos longos sem postar vídeos. Lembre-se: frequência e pontualidade!

Teste

Você sonha em ser youtuber?

Se criasse um canal, sobre o que seria?

Você acha que ser youtuber é um trabalho sério?

Você já tem algum equipamento para começar a gravar vídeos?

Você está disposto a dedicar tempo e, se necessário, dinheiro para ser youtuber?

Está esperando o que para começar o seu canal? Você já tem uma ideia, alguns recursos e muita vontade, então, é só colocar a mão na massa. Use seu talento e conhecimento para ajudar outras pessoas. Peça dicas para quem já está no ramo há algum tempo e se organize. Descubra-se usando seus talentos para uma boa causa. Saiba Mais .

Você não tem muita vontade de ser um youtuber, embora goste de consumir conteúdo no YouTube.  Mas, certamente, você tem alguns amigos que sonham com essa profissão. Compartilhe este conteúdo come ele. Ah, descubra-se usando seus talentos para uma boa causa. Saiba Mais .

Está esperando o que para começar o seu canal? Você já tem uma ideia, alguns recursos e vontade, então, é só colocar a mão na massa. Use seu talento e conhecimento para ajudar outras pessoas. Peça dicas para quem já está no ramo há algum tempo e se organize. Pode parecer super difícil, mas não é. Descubra-se usando seus talentos para uma boa causa. Saiba Mais .

Do mesmo jeito que muitas pessoas usam a internet para fazer coisas ruins, você pode usar para o bem. Tenha esse pensamento ao criar um canal no YouTube ou até mesmo no ato de compartilhar um vídeo. Muitas pessoas buscam na plataforma dicas para cometer suicídio, como praticar assaltos e receitas de remédios para agredir o organismo. Por isso, seu objetivo nesse caso deve ser sempre oferecer o contrário: esperança.

Muitas pessoas falam que é preciso ter um dom para ser um youtuber. Pode ser verdade. Ligar uma câmera e começar a falar pode dar calafrios em algumas pessoas. Mas antes de desistir de um sonho ou de começar o seu canal, descubra mais sobre seus talentos. Saiba Mais