Por que doar sangue?

Porque um doador pode salvar até quatro vidas, mas apenas 1,8% dos brasileiros doam. Continue lendo para saber quais são os requisitos e como doar.

Estude na Bíblia:

Princípios do Viver Saudável

O sangue doado é importante para tratamentos e intervenções cirúrgicas.

Também é vital para tratar feridos e portadores de doenças crônicas. É preciso doar!

Uma pessoa pode salvar até quatro vidas ao doar sangue. Parece muito, mas não é. Poucas pessoas doam, e no frio, doam menos ainda. Somente 1,8% da população brasileira doa sangue, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Quem precisa de sangue para sobreviver se depara com essa situação e tem que encarar o fato de que sua vida também depende de outras pessoas.

Doar sangue é uma questão de empatia com o próximo. Pense: “E se eu estivesse precisando também?”. É através desse ato singelo que pessoas desconhecidas passam a compartilhar uma história de solidariedade. Em 2004, a estudante de Recursos Humanos Amanda Neres foi diagnosticada com uma anemia profunda, devido a uma intensa hemorragia que sofria há cerca de um mês. Ela precisou de quatro bolsas de sangue para sobreviver. “Às vezes, este é o único recurso para salvar uma vida. Eu poderia ter morrido, mas se hoje estou aqui é porque algumas pessoas se importaram com o próximo e doaram um pouco de  sangue para mim”, lembra.

Você pode ser um doador de sangue regular. Isto é, os homens podem doar a cada dois meses e as mulheres a cada três. Mas é importante saber como ser um doador de sangue regular, então, saiba mais no vídeo a seguir:

Continue lendo para saber se você pode ser um doador de sangue.

É bem verdade que ao doar sangue não dá pra saber quantas pessoas serão salvas. Porém, é certo que pelo menos um desconhecido será beneficiado. O analista de suporte Anderson Junio dedica 15 minutos de seu tempo para doar sangue em sua cidade, São José do Rio Preto, em São Paulo. O jovem começou a doar aos 16 anos e hoje, aos 21, doa regularmente. Ele bate no peito com orgulho para dizer: “Eu sou um doador de sangue!”.

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), aponta que apenas 44% dos doadores na América Latina são voluntários, um número bem abaixo do que espera a OMS.  

Entrevista com especialista

Dr. Elson Nunes

Médico cardiologista e diretor clínico do SPA Médico Cevisa

Como se tornar um doador de sangue saudável e regular?

EN: Na sociedade atual, a conscientização sobre saúde está em todo lugar. Mas de alguma maneira estas informações não alcançam a todos se não existir uma auto avaliação. Neste caso, um profissional de saúde pode ajudar a criar uma consciência e a descobrir se há uma doença grave para ser tratada. É preciso desenvolver um conceito de se alimentar saudavelmente primeiro, além de praticar exercícios físicos, não ingerir bebidas alcoólicas, não fumar e não usar drogas ilícitas.

Doar sangue é tão importante que existe uma data especial de incentivo. O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado em 14 de junho e mobiliza doadores de todas as idades, raças ou situação financeira. Jovens cristãos, católicos e espíritas são os mais engajados nos projetos regulares de doação. Um exemplo, é o projeto da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Vida por Vidas. Outra projeto importante é a Campanha Nacional de Doação de Sangue, do Governo Federal. 

Teste

Você fuma?

Você usa algum tipo de entorpecente?

Você fez uma tatuagem ou colocou piercing nos últimos 6 meses?

Você já foi diagnosticado com hepatite após os 11 anos?

Você está num período gestacional ou pós-parto ou de amamentação?

Você suspeita de alguma contaminação por doenças sexualmente transmissíveis?

Infelizmente, você não está apto para doar sangue devido aos maus hábitos de vida. Procure um especialista para ter certeza de como está a sua saúde. Cuide melhor da sua alimentação, faça exercícios e descanse. Tem muita coisa que pode te ajudar. Algumas dicas você encontra aqui: Saiba Mais

Você está no caminho para se tornar um bom doador de sangue. Procure um especialista para ter certeza de como está a sua saúde. Tem muita coisa que pode te ajudar. Algumas dicas você encontra aqui: Saiba Mais.

Parabéns! Você está muito mais do que apto para doar sangue. Procure o hemocentro mais próximo a você. Aproveite para se tornar um doador regular. Temos algumas dicas que podem lhe ajudar a cuidar ainda melhor da sua saúde. Saiba Mais.

ONDE DOAR?

Procure o hemocentro mais próximo a você e doe! Existem mais de 27 hemocentros e 500 serviços de coleta cadastrados no país (confira a lista completa aqui). Preste atenção nas campanhas locais e aos principais cuidados antes de doar, tais como o descanso e a boa alimentação. Não se esqueça de levar seu documento de identidade com foto.  

Em alguns países, a doação é remunerada, mas esse não é o caso do Brasil. O voluntário também pode doar para uma pessoa específica, basta cadastrar o nome do beneficiado.

Doar sangue é um ato nobre e muito simples. Ajude quem precisa e salve vidas. Seja um doador de sangue regular.

Para doar sangue, é preciso cuidar muito bem da saúde.

Quer aprender a cuidar melhor da sua? SAIBA MAIS