A história dos esportes

Os esportes fazem parte da história da humanidade. Praticamos ou torcemos. Mas por que gostamos tanto?

Estude na Bíblia:

Princípios do Viver Saudável

Os seres humanos foram feitos para se movimentar. Alguns, gostam mais de assistir e outros de participar.

Por isso que a prática de esportes é um fenômeno mundial de saúde e diversão.

É difícil dizer quando o esporte surgiu. Antropólogos afirmam que os povos mais primitivos já praticavam esportes para agradar deuses e competirem entre si. Algumas modalidades esportivas que existem, como arco e flecha, salto, corrida e luta, eram métodos usados pelos antepassados para sobreviver e caçar.

O primeiro registro de atividades físicas encontrado pertence à China Antiga, datado de 4000 a.C., na modalidade ginástica. Em meados de 1850 a.C., descobriram no Egito um mural com imagens que mostravam uma luta em vários movimentos, indicando que essa prática era organizada e estratégica. O profissionalismo dos esportes ocorreu em 580 a.C, com a instituição de prêmios em dinheiro e presentes bem caros aos ganhadores.

Na América do Sul, principalmente no Brasil, é muito difícil falar de esporte sem mencionar o bom e velho futebol. Mas existem muitas curiosidades sobre a modalidade que os brasileiros não sabem. Assista ao vídeo ao lado e saiba mais:

O futebol é o esporte mais popular do mundo

ESPORTE NO BRASIL

O primeiro esporte organizado no Brasil foi o Turfe, no Rio de Janeiro, em meados de 1810. Turfe é um tipo de corrida com cavalos, que era organizada por ingleses que visitavam o país. O evento esportivo acontecia na Praia de Botafogo, sob um sol quente de 40 graus. Antes disso, os índios competiam entre si usando arco e flechas, canoas (canoagem) e nadando (natação).  

ESPORTES PARALÍMPICOS

A beleza do esporte está na inclusão e na união dos atletas e torcedores. É claro que isso reflete nos Jogos Paralímpicos. Após a Segunda Guerra Mundial, na Inglaterra, os militares feridos eram incentivados a praticar esportes para ajudar na reabilitação. No entanto, uma Paralimpíada foi organizada pela primeira vez somente em 1960, em Roma, na Itália. A maior parte dos competidores possui alguma deficiência física ou mental, mas alguns recebem apoio de atletas sadios em algumas provas. A Paralimpíada é o segundo maior evento multidesportivo do mundo, depois das Olimpíadas. A última edição ocorreu em março de 2018, na pequena Pyeongchang, na Coreia do Sul.

FUTEBOL

Esse é o esporte mais popular do mundo entre crianças e adultos. Para alguns países, como o Brasil, também é uma atividade cultural e tradicional. Basta uma bola, alguns jogadores e duas traves para começar uma partida.

CRICKET (CRÍQUETE)

Tipicamente inglês, o esporte está ligado às classes altas da sociedade. Essa modalidade  é muito parecida com o beisebol.

HÓQUEI

Apesar de não ser muito popular no Brasil, cerca de 3 milhões de pessoas no mundo o praticam. Os jogadores usam um taco comprido e batem na bola que rola pelo chão com o objetivo de acertar a trave.

TÊNIS

Esse esporte requer apenas dois ou quatro jogadores adversários. O esforço físico é muito grande, já que o objetivo é bater com a raquete numa bola pequena para pontuar.

VÔLEI

Popular em diversos países, esse esporte ocorre em quadras revestidas e na areia. Os jogadores se dividem em dois times de 6 atletas. O objetivo é bater na bola com as duas mãos em direção ao chão para pontuar.

RUGBY

Esse esporte é conhecido por ser violento. É semelhante ao futebol americano, mas os jogadores não usam proteção, por isso, o corpo recebe o impacto direto.

BEISEBOL

Nesta modalidade, duas equipes de nove jogadores alternam posições de ataque e defesa. O objetivo é pontuar batendo com um bastão na bola lançada e correr por quatro bases espalhadas pelo campo.

GOLFE

Esse é o esporte mais caro do mundo. Seus campos são instalados em clubes luxuosos e são praticados por pessoas de classe alta. Os jogadores usam um taco comprido para arremessar uma bolinha em buracos estratégicos.

BASQUETE

Essa modalidade é dominada pelos americanos, graças a fundação da NBA. Dois times adversários disputam o arremesso da bola numa cesta a 3,05 metros do chão.

FUTEBOL AMERICANO

Esse é um esporte típico dos Estados Unidos. Mas conquistou o mundo inteiro com o espetáculo Super Bowl. O jogo é conhecido pelo contato físico constante a fim de avançar com a bola no território do adversário.

Entrevista com especialista

Yasmin Natacha Camargo

Educadora Física

Todas as pessoas precisam praticar algum tipo de esporte?

YNC: Todo esporte é uma atividade física, isso já traz benefícios à saúde. A atividade regular melhora o condicionamento físico, cardiovascular, ajuda no emagrecimento, previne depressão, ansiedade e estresse. Qualquer esporte é indicado para o brasileiro, mas como moramos em um país tropical e praiano, o vôlei de areia encaixa super bem. Nas cidades grandes, se não for possível ao ar livre, pode praticar nas quadras. Porém, em algumas situações é preciso ter cuidado. Quem tem algum tipo de patologia precisa ter um acompanhamento profissional, a fim de fortalecer os músculos para proteger as articulações. Também é importante fazer exercícios físicos de rotina, assim sua musculatura estará preparada para a prática e seu desempenho será muito melhor.

Teste

Você pratica algum tipo de exercício regularmente?

Quais exercícios você costuma praticar?

Qual foi a última vez que você foi ao médico?

Você considera sua alimentação:

Com relação ao seu peso, você está:

Você sente que precisa mudar seus hábitos?

Você não é uma pessoa muito preocupada com a saúde na prática, embora saiba que precisa melhorar, não é? Que tal começar a praticar exercícios físicos toda semana? Além disso, também é preciso cuidar da alimentação. Essa é uma combinação muito importante e poderosa. O futuro reserva muitas doenças para quem não se preocupa com a saúde hoje. Seus filhos, parentes e amigos próximos também são influenciados pelo seu modo de cuidar da saúde. Por isso, é ainda mais importante se cuidar para ser um bom exemplo.

Nós podemos lhe ajudar a cuidar ainda melhor da saúde. Também podemos lhe ajudar a entender porque é tão importante manter o corpo saudável. Saiba Mais.

Parabéns pelo cuidado que você tem com sua saúde! Continue praticando exercícios e se alimentando bem. Melhore ainda mais, se for possível. O futuro reserva coisas boas para quem se preocupa com a saúde hoje. Seus filhos, parentes e amigos próximos também são influenciados pelo seu modo de cuidar da saúde. Por isso, é ainda mais importante se cuidar para ser um bom exemplo.

Nós podemos lhe ajudar a cuidar ainda melhor da saúde. Também podemos lhe ajudar a entender porque é tão importante manter o corpo saudável. Saiba Mais.

Você não se preocupa com a saúde, não é? Mas sabe os riscos que a falta de amor pelo corpo podem lhe causar. Que tal começar a praticar exercícios físicos toda semana? Além disso, também é preciso cuidar da alimentação. Essa é uma combinação muito importante e poderosa. O futuro reserva muitas doenças para quem não se preocupa com a saúde hoje. Seus filhos, parentes e amigos próximos também são influenciados pelo seu modo de cuidar da saúde. Por isso, é ainda mais importante se cuidar para ser um bom exemplo.

Nós podemos lhe ajudar a cuidar ainda melhor da saúde. Também podemos lhe ajudar a entender porque é tão importante manter o corpo saudável. Saiba Mais.

COPA DO MUNDO

Outro evento esportivo de importância global é a Copa do Mundo, organizada pela FIFA. A competição foi ideia do francês Jules Rimet, em 1928, quando assumiu a presidência da FIFA. A primeira edição oficial aconteceu em 1930, no Uruguai. A última edição ocorreu entre os dias 14 de junho a 15 de julho de 2018, na Rússia. Quem levou a melhor foi a França, que é bicampeã. No entanto, o país que mais possui título é o Brasil, que é pentacampeão.

JOGOS OLÍMPICOS

Os Jogos Olímpicos gregos começaram em 776 a.C. Naquela época, milhares de pessoas viajavam de cidades vizinhas para prestigiar o evento, que pouco tempo depois passou a fazer parte do calendário devido a sua popularidade As disputas aconteciam a cada quatro anos, como ocorre atualmente.

Em qualquer esporte, o treinador é a diferença entre a medalha e a derrota. É ele quem motiva, inspira, ensina e, obviamente, treina. A derrota depois de um jogo difícil dói muito menos quando o treinador ensina seus competidores que perder não é o fim. Dentro de campo, envolvido no jogo, tomado pela emoção do momento, um atleta pode perder o foco. Mas se ao lado dele há alguém concentrado no jogo e em seu desempenho, as chances de vitória são mais certas.

O esporte está muito relacionado à saúde. E saúde tem tudo a ver com qualidade de vida. Saiba Mais como melhorar seu bem-estar.