Eu Nunca Menti

A mentira é muito antiga, mas nos últimos anos as pessoas estão cada vez mais mentirosas.

Estude na Bíblia:

O que é a Lei Moral

Dizer que nunca mentiu, já é mentir.

Entenda mais sobre o assunto e descubra se é possível parar de mentir.

Mentir é o ato de negar ou afirmar falsamente uma informação ou história. Mas omitir, trapacear e fingir também são considerados mentiras. A Universidade de Massachusetts revelou em um estudo que quando duas pessoas se conhecem, cada uma conta pelo menos três mentiras nos dez primeiros minutos de conversa. 

As pessoas mentem desde sempre e por inúmeras razões. Tem gente que mente por vergonha, medo, para obter vantagem ou para não magoar alguém. Muitas pessoas mentem para serem aceitas socialmente e outras mentem para se sentirem melhor, mais legais, mais felizes. Muita funcionários mentiram na hora da entrevista, supervalorizando a si mesmos. Algumas pessoas mentem sem perceber e outras passam a acreditar na própria mentira.

Na sua opinião, existe mentira boa? Quer seja boa ou não, a mentira está presente na vida de qualquer pessoa. Assista ao vídeo ao lado e saiba mais sobre o assunto:

Que a mentira é velha, não há dúvidas, mas por que o número de mentiras está aumentando tanto? Na última década, as pessoas começaram a mentir mais que antigamente. Nas redes sociais, como o Instagram e Facebook, os usuários mentem cinco vezes mais que pessoalmente.

Teste

Você se considera mentiroso(a)?

Você não consegue parar de contar mentiras?

Quando você mente, sente culpa ou remorso?

Suas mentiras já prejudicaram alguém?

Quando você mente, se esforça para fazer todo mundo acreditar em você?

Quando mente, costuma se embaralhar ou contradizer suas histórias?

Definitivamente, você precisa buscar ajuda de um terapeuta. Muito provavelmente você está sofrendo de mitomania, uma doença que é resultado da compulsividade pela mentira. Você tem a tendência de acreditar na sua própria mentira e mente sem necessidade. Isso pode ser muito perigoso, porque a mentira pode levar pessoas à cadeia em alguns casos. Pense nas consequências de suas mentiras na vida das pessoas que você ama e na sua própria vida. Podemos lhe ajudar também! Saiba Mais.

Você sabe que mente, mas não acha que é tão grave assim. Pois bem, o fato de você não ter prejudicado alguém de verdade não significa que suas mentiras sejam inofensivas. A mentira nunca é boa, pois por mais que aparente ser uma solução, no futuro pode comprometer suas relações e confiança. Procure falar a verdade sempre, porque a verdade é libertadora e tranquilizante. Mas se você ainda encontrar dificuldade, podemos lhe ajudar! Saiba Mais.

Você não costuma mentir e isso é maravilhoso! Dormir tranquilamente não tem preço! Continue falando a verdade e levando uma vida íntegra. Seja um exemplo para os seus amigos. Saiba Mais sobre o assunto na Bíblia.

Entrevista com especialista

Viviane Rodrigues Viana

Psicóloga Clínica

Por que algumas pessoas não conseguem parar de mentir?

VRV: Nós temos dois aspectos para levar em consideração. Primeiro, pessoas com alguns transtornos neurológicos ou psiquiátricos podem ter alterações no córtex frontal e isso pode gerar uma percepção distorcida do que é certo e errado, fazendo com que não tenham aspecto morais ou éticos em mentir.
Outro aspecto é a mudança no indivíduo que um hábito pode exercer. Como ficar insensível às consequências que seus comportamentos podem causar aos outros. Mentir para conseguir o que se quer pode se tornar uma doença (mitomania), tanto em pessoas que mentem e sabem que estão mentindo, mas não tem mais vergonha ou medo. Há também pessoas que começam a acreditar em suas próprias mentiras. Todas essas situações são consideradas patológicas e precisam de ajuda de um profissional.

Como já sabemos, a mentira em excesso é considerada uma doença, a mitomania. A disfunção afeta muitas áreas da vida, especialmente a emocional. A tentativa de viver uma vida irreal gera depressão, ansiedade, estresse e baixa auto-estima. Já se sentiu assim alguma vez? Saiba Mais. É possível que sim. Saiba que você não é o único. Muitas pessoas sustentam o fardo da mentira durante anos.

É possível parar de mentir?

VRV: Primeiro, não devemos banalizar a mentira como algo normal ou comum. Mentira pode se tornar uma doença. Segundo, distinguir entre a realidade e a mentira e falar abertamente com pessoas que mentem sobre os aspectos pejorativo da mentira e as vantagens que a verdade lhes trará. A mentira existe ao longo de toda uma escala patológica. A saúde mental só é compatível com a verdade. Terceiro, é preciso ter conscientização do problema. A pessoa tem que saber e acreditar que tem um problema, ou continuará se autoenganando. Quarto, é preciso fazer terapia, pois isso ajudará no autoconhecimento, desenvolvendo novos repertórios de ação onde a mentira não faça parte.

Mentir também é um ato criminoso. Você já deve ter ouvido falar em falsidade ideológica, falsidade documental, falsidade material, calúnia, falso testemunho e propaganda falsa. Todos esses tipos de mentira são considerados crimes e são passíveis de pena. O advogado Sérgio Miranda afirma que “a punição da mentira é uma forma de manter a paz social, no entanto, quando você conta uma mentira, está desagregando valores da sociedade.”

Você não consegue parar de mentir? Quando você mente sente muita culpa ou remorso? Você não está sozinho. Muitas pessoas passam pela mesma situação. Sua ajuda está na Bíblia, afinal, Deus é o pai da verdade. Saiba Mais