Como parar de usar drogas?

Usar drogas é arriscar a vida numa viagem sem volta. Mas, ainda sim, existe saída e há como vencer qualquer tipo de vício. Continue lendo e saiba como.

Estude na Bíblia:

O melhor da vida

As drogas existem há 5 mil anos e são usadas com muitos objetivos diferentes.

No começo, tudo é maravilhoso, mas quase sempre o final não é feliz.

Existem dezenas de substâncias consideradas nocivas ou letais à saúde quando usadas sem prescrição médica no mundo. Essas substâncias são chamadas popularmente de “drogas” e são tão fáceis de comprar quanto um pão na padaria. Um relatório do Escritório das Nações Unidas contra a Droga e Delito (ONUDC), divulgado em 2017, aponta que 250 milhões de pessoas usaram algum tipo de droga em 2015. Destes usuários, 190 mil morreram por causas diretamente relacionadas ao consumo de drogas. Mas não é preciso ir muito longe para encontrar dependentes químicos. Você deve conhecer pelo menos um ou pode ser um deles.

As pessoas usam drogas pelo mesmo motivo que comem, dormem, fazem sexo ou frequentam uma igreja. Elas buscam prazer. Essa sensação é tão intensa e viciante que o cérebro fica o tempo todo pedindo mais droga e mais intensidade. É por isso que muitos dependentes químicos começam usando drogas de efeito leve e passam para drogas mais agressivas com o tempo. O pesquisador britânico sobre o assunto, David Nutt, apontou que existem seis tipos de drogas muito viciantes e nocivas no mundo, são elas: heroína, cocaína, nicotina (presente nos cigarros comuns), metadona (analgésicos), barbitúricos (calmantes) e álcool, respectivamente. Além delas, também existem anfetaminas, metanfetaminas e estimulantes aos montes no mercado.

Você certamente já ouviu falar numa infinidade de drogas disponíveis no mercado. Além das seis substâncias mais letais e mais populares do mundo citadas acima, existem outras bastante comuns. Drogas alucinógenas, como alguns cogumelos, LSD, ecstasy (a droga do amor) e algumas ervas são bem populares entre os jovens e adolescentes. Essas drogas, por exemplo, provocam um nível alto de distorção da realidade e faz com que o usuário tenha alucinações. Se alguém lhe falar que já viu gnomos, bem, não duvide. Algumas drogas são capazes disso e muito mais.

É preciso prestar atenção aos sinais que uma pessoa dá quando está sob o efeito das drogas. Já sabemos que os jovens e adolescentes são os mais vulneráveis, mas como reconhecer quando estão drogados? Saiba mais no vídeo a seguir:

Entrevista com especialista

Dr. Viviane Rodrigues Viana

Psicóloga Clínica

Como parar de usar drogas?

VRV: Primeiro, é preciso reconhecer o vício e procurar ajuda. Quem está viciado em alguma substância química, deve entender que sozinho tudo fica mais difícil. Esse processo deve ser acompanhado por especialistas e familiares. Existem muitas clínicas de recuperação que ajudam dependentes químicos, e esse é o modelo ideal. Em algumas situações, o paciente deve tomar medicação e sempre deve ter acompanhamento psicológico. O mais importante é persistir durante o período de abstinência. O corpo e o cérebro devem encontrar outros caminhos saudáveis para substituir a dependência da droga. Um exemplo, são atividades físicas, trabalhos manuais e a fé.

Existem inúmeras histórias de dependentes químicos que tiveram um final feliz. Esse é o caso do enfermeiro sorocabano Robson Correia. Ele foi ao fundo do poço, mas conseguiu sair. Saiba mais no vídeo abaixo:  

Existem muitas ONGs dedicadas ao resgate de dependentes químicos. Esse trabalho não é fácil e nem barato, mas o resultado positivo é muito gratificante. Robson Correia só conseguiu sair do mundo das drogas porque encontrou ajuda. O vídeo a seguir dá mais detalhes.

O jovem Willian Sousa é paulista e sonhador. Mas um dia ele encontrou o caminho das drogas e sua vida mudou drasticamente. Para quem não acredita em resgate, essa história promete surpreender. Assista ao vídeo abaixo:

QUEM GANHA COM AS DROGAS?

Primeiro, o produtor da droga. Não importa qual seja a matéria prima, quem planta, colhe, refina e produz é o primeiro a lucrar. Segundo a ONU, o lavrador lucra 6% e o processador apenas 2% da venda final. Depois, os traficantes que distribuem o produto no mercado. Os traficantes internacionais são os que ganham mais dinheiro, já que enfrentam riscos maiores para fazer a droga chegar ao consumidor. O mercado financeiro também lucra, já que os bancos ajudam os traficantes a guardar todo o dinheiro em paraísos fiscais, onde o sigilo é lei. A indústria de armas lucra muito, pois os traficantes precisam de proteção para atuar neste ramo. Para se ter uma ideia, o tráfico financia mais da metade das armas ilegais do Brasil. Além disso, as milícias (polícia corrupta) também lucram em troca da permissão do tráfico.

DROGAS NA VITRINE

Imagine como seria o mundo se todas as drogas fossem liberadas. Imediatamente, o consumo aumentaria assustadoramente. Os preços se tornariam muito acessíveis, até mesmo para as drogas que já são baratas. Uma porção de maconha custaria o mesmo que um bombom. Com políticas de fiscalização, haveria mais segurança, mais controle de entrada e saída, menos criminalidade. Por outro lado, o acesso livre, mesmo que fiscalizado, estimularia milhares de pessoas a consumirem drogas como crack e cocaína, que tem um processo de reabilitação muito complicado. O álcool é considerado uma droga lícita, e seu consumo livre para maiores de 18 anos já matou 3,3 milhões de pessoas no mundo em apenas 12 meses.

As drogas detonam os neurônios, causam dependência e podem levar à morte. Mas, por um momento, oferecem tudo o que uma pessoa precisa: alegria, prazer, felicidade e faz com que os problemas sejam esquecidos. Fingem preencher o vazio de um coração traído, ferido e decepcionado. Uma tragada pode tornar uma pessoa qualquer num super herói ou no cara mais legal da festa. Porém, depois que o efeito passa, sobra apenas a fissura, o mau cheiro, o mal estar, a depressão, a solidão e a doença. Não troque uma vida plena e feliz por alguns minutos de diversão. Usar drogas pode ser uma viagem sem volta.

Teste

Você precisa de ajuda para deixar de usar drogas?

Quantas vezes você já usou drogas?

Você já procurou ajuda para deixar de usar drogas?

Você já usou drogas consideradas "pesadas"?

Você se considera:

Você está disposto a deixar a droga neste exato momento?

Você está passando por um momento muito difícil por causa das drogas. Sem dúvidas, você precisa da ajuda de profissionais, de amigos e de Deus. Procure uma clínica de reabilitação ou um profissional para que você consiga abandonar seus vícios. O mais importante é você tomar a decisão de deixar as drogas de uma vez por todas! O processo não é fácil e você vai precisar de toda ajuda possível. Nós podemos te ajudar. Saiba Mais

Embora você não seja um dependente químico, você certamente conhece pessoas que estão precisando de ajuda. Esse é um momento muito delicado e os usuários de drogas são pessoas muito sensíveis e carentes de ajuda. Ofereça apoio e preste atenção nos sinais. Compartilhe esse conteúdo com quem precisa. Saiba Mais

Você está passando por um momento muito difícil por causa das drogas. Sem dúvidas, você precisa da ajuda de profissionais, de amigos e de Deus. Procure uma clínica de reabilitação ou um profissional para que você consiga abandonar seus vícios. O mais importante é você tomar a decisão de deixar as drogas de uma vez por todas! O processo não é fácil e você vai precisar de toda ajuda possível. Nós podemos te ajudar. Saiba Mais

Deixar de usar drogas é mudar seu estilo de vida completamente. Sozinho, é muito difícil conseguir enfrentar essa jornada. Não lute sozinho! A Bíblia ensina muitas lições sobre como ter saúde e ser feliz. SAIBA MAIS.